terça-feira, 26 de abril de 2016

Fichamento #6 - Facebook Marketing



Livro interessantíssimo para quem trabalha com táticas de marketing digital na rede social Facebook, o livro de Camila Porto é fundamentalmente didático. Além dos principais conceitos sobre analítica da referida rede social, a autora do livro traz considerações importantes sobre mensuração e acompanhamento da concorrência.

Como aumentar o engajamento

Para a autora, o fundamental para conseguir um bom nível de engajamento no Facebook é o planejamento de um bom conteúdo. Para isso, o marketeiro deve dar vários passos atrás: conhecer seu público, saber o que ele quer, onde, quando e quanto (de conteúdo) ele quer.

Muito mais do que ter público é ter um público de qualidade, ou seja, o seguidor de uma página do Facebook precisa, sobretudo, ser apaixonado pela causa. Ou seja, muito mais do que um seguidor, ele precisa ser um fã. Para isso, a autora dá algumas dicas:

1. Fazer posts curtos;
2. Utilizar recursos visuais (e audiovisuais - isso ela não diz, mas o novo trend nas mídias sociais são os conteúdos que se utilizam dos recursos de áudio e vídeo);
3. Faça perguntas ao seu público;
4. Conheça os hábitos do seu público em relação à rede social Facebook (que horas ele costuma acessar, que posts ele costuma curtir com mais frequência etc.)
5. Converse com seu público nos posts;
6. Segmente seus posts e seja RELEVANTE (já perdi a conta de quantas vezes eu ouvi essa palavra nos últimos meses...);
7. Crie uma agenda de conteúdo.

Transformando fãs em clientes

Não é só porque a empresa tem uma página bonitinha no Facebook que se pode dizer que os objetivos de marketing dela estão cumpridos. Não estão. Não até você conseguir tornar os seus seguidores em fãs, e os seus fãs em clientes. O Facebook, como qualquer outra mídia digital, tem o objetivo de veicular e ser um recurso de comunicação com o seu (potencial) cliente. Além disso, é uma ótima ferramenta de fidelização.

O Facebook, aliado a outras ferramentas de gerenciamento de tráfego, como o Google Analytics, é possível rastrear o caminho que o seu fã percorre quando sai da sua página do Facebook atrás de um conteúdo que você mesmo indicou.

Mensuração: métricas de desempenho

Camila Porto traz à luz o conceito de KPI, ou Key Performance Indicators. Por exemplo, engajamento e conversão são KPIs que são passíveis de mensuração. Essas chaves de performance são informações que devem ser definidas durante o planejamento, antes de se iniciar um projeto.




Referência:

PORTO, Camila. Facebook Marketing: engajamento para transformar fãs em clientes.
Disponível em: <http://www.quarteldigital.com.br/ebook/Ebook-Facebook-Marketing.pdf>.
Acesso em: 26/04/2016.

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